segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Festa de fim de ano CUIDADO.

Cuidado com os conhecidos Pula Pula
Dr. Ricardo Galotti, médico ortopedista da Clínica Lage Ortopedia de Ponta, especialista em Medicina Esportiva.

Cada vez mais crianças pequenas sofrem fraturas ao brincar nas camas elásticas.

Estudo desenvolvido na Brown Medical School (Rhode Island, Estados Unidos) aponta aumento de 100% dos acidentes envolvendo crianças e camas elásticas (trampolins) entre 2000 e 2005. De acordo com o doutor James G. Linakis, os resultados são tão assustadores, que pediatras estão sendo orientados a convencer os pais a não manter em casa esse tipo de equipamento, ainda que seu uso principal seja para atividades físicas de adultos.

Além das academias de ginástica, a moda dos trampolins chegou em escolas, parques, shopping centers e clubes. A pesquisa mostra que 13% dos acidentes acometem crianças com menos de cinco anos, sendo que a maioria dos casos refere-se a fraturas. Em crianças maiores, o mais comum é sofrerem contusões.

De acordo com o médico ortopedista Ricardo Galotti, da Clínica Lage Ortopedia de Ponta, a diversão não compensa os riscos. Pais que só conseguem enxergar a alegria de seus filhos ao saltar cada vez mais alto no pula-pula e não percebem que aquela aparente diversão pode comprometer até mesmo a coluna da criança devem ser conscientizados dos riscos.

Galotti diz que o pula-pula inflável brinquedo que não falta em parques de diversão oferece riscos muito semelhantes aos da cama elástica. Há sempre a possibilidade de duas crianças se chocarem fortemente enquanto saltam, de caírem no chão de mau jeito e fraturar um ou mais ossos, de lesionarem tecidos e ligamentosâ.

O especialista aponta os cuidados necessários para evitar acidentes com camas elásticas:

· A rigor, o uso dos trampolins deveria ser restrito ao público adulto que freqüenta academias de ginástica e sempre supervisionado;

· Aqueles que insistem em manter em casa uma cama elástica devem tomar cuidado de limitar o acesso de crianças;

· Quando muito, um adulto poderá supervisionar os saltos bem de perto de uma criança por vez e por poucos minutos;

· Antes de iniciar as atividades na cama elástica, deve-se checar a firmeza dos pés que devem estar apoiados no chão, sobre uma superfície redutora de impactos (borracha, por exemplo);

· Todas as barras, ganchos, molas e demais partes metálicas devem estar devidamente revestidas de espuma, a fim de diminuir a intensidade do choque, caso venha a acontecer;

· Todo equipamento de ginástica deve ser utilizado longe de estruturas metálicas, móveis pontiagudos, portões, grades, e qualquer objeto que ofereça risco em caso de queda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails